Letra e música: Ana Person
23/03 à 01/04/2009
A canção “Novos rumos” foi feita para estimular a imaginação, a relação afetiva com o mundo, a esperança, a emotividade, e eu estava bastante inspirada nos sentimentos que percebi em mim mesma, quando li a Carta da Terra pela primeira vez.
A melodia bem harmonizada, com inserção de alguns acordes “sus”(suspenso), que indicam o sentido de de espera, de expectativa, de novo porvir, provocam sentimento de tensão, e deixam o ouvinte sedento para escutar uma resolução sonora.
A variação do andamento rítmico, ora lento, ora pulsante remete,concomitantemente, à reflexão e à ação.
Escolhi palavras marcantes no texto da Carta e coloquei na letra da canção, misturadas à poesia.
Além de consultas ao texto da Carta da terra, busquei inspiração em documentários, tais como “Ponto de mutação”(Direção: Bernt Amadeus Capra /Roteiro: Floyd Byars, Fritjof Capra), “Ilha das flores” (Jorge Furtado), li o livro “Hado- mensagens ocultas na água” (Massaru Emoto) e “Presença” (Peter Senge), revi anotações de conversas que tive sobre o tema com Oscar Motomura, membro do Conselho Internacional da Carta da Terra e fundador e CEO da Amana-Key, tive diálogos em família, rascunhei bastante.
Sinto que a letra consegue despertar em nós o conceito de unicidade, de nos percebermos como um só organismo vivo, e também para a importância de agirmos individualmente com foco no todo, no bem comum.
Levei dez dias para compor, queimando muita comida no fogão!
Clique no botão abaixo e receba o kit da canção (áudio, letra, partitura, cifra)